Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Preparo SEROU:
Dieta: 24 horas antes da coleta de urina o paciente deverá abster-se abacate, banana, berinjela, pickles, nozes, tomate.

Medicação: À critério médico, suspender o uso dos seguintes medicamentos: acetominofeno, guaifenesina, imipramina, inibidores da MAO, lítio, metildopa, morfina, naproxeno (naprosyn), reserpina , xarope para tosse, paracetamol.

Dados: Informar o volume da diurese.

 

Interpretação

A serotonina é uma substância produzida por muitos tumores carcinoides, especialmente os do intestino delgado. É provavelmente a causa de, pelo menos, alguns dos sintomas da síndrome carcinoide. O corpo quebra a serotonina em ácido 5-hidroxi-indolacético, que é liberado na urina. Um exame comumente utilizado para diagnosticar a síndrome carcinoide mede os níveis de 5-HIAA em uma amostra de urina recolhida durante 24 horas. Em alguns casos, os tumores são pequenos e não liberam serotonina suficiente para um resultado positivo. Em outros casos, os tumores não produzem muita serotonina, mas produzem seu precursor (5-HTP), que pode ser convertido em serotonina na urina. Em pacientes com estes tumores, o nível de serotonina no sangue pode ser normal, mas os níveis de serotonina e 5-HTP na urina são elevados.