INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo RENIN:
Jejum: Aconselhável de 4 horas.
Exercícios: Evitar a realização de atividade física.
Medicação: A suspensão de medicamentos interferentes deve ser orientada exclusivamente pelo médico. Como sugestão para o profissional médico, os períodos a seguir são fornecidos: espironolactona, eplerenona, amilorida e triantereno, diuréticos perdedores de potássio e derivados de raiz de alcaçuz: 4 semanas; diuréticos poupadores de potássio, inibidores da ECA, anti-inflamatórios não esteroides, laxantes e antagonistas do canal de cálcio: 2 semanas; bloqueadores do receptor tipo 1 da angiotensina II, inibidores da renina: 2 semanas.
Uso de contraceptivo oral ou Terapia de Reposição Hormonal pode diminuir a concentração da renina direta.
Condições clínicas que alteram a relação aldosterona/renina: distúrbios do potássio e sódio, insuficiência renal, gravidez, hipertensão renovascular e hipertensão maligna.
A renina é uma enzima proteolítica produzida quase exclusivamente pelos rins, no aparelho justaglomerular. É importante para os mecanismos de controle das trocas de sódio e transporte de água (básicos no complexo sistema de regulação do volume sanguíneo e da pressão arterial). A dosagem plasmática é importante no estudo da hipertensão arterial, diagnóstico de hiperaldosteronismo primário, secundário, diagnóstico dos tumores secretores de renina, avaliação de hipotensão arterial.