INSTRUÇÕES DE PREPARO
Enviar amostra única para a realização deste exame.
Dados: É obrigatório envio do formulário (disponível no site do DB) preenchido corretamente.
A doença de Alzheimer (DA) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e o tipo mais comum de demência. O Alzheimer causa problemas de memória, raciocínio e comportamento.
Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a aumentam os danos ao cérebro. A velocidade do progresso da doença é varia, contudo, pessoas portadoras de Alzheimer vivem em média até oito anos após o início dos sintomas.
Apesar de não haver atualmente tratamentos que impeçam o progresso da DA, exestem medicamentos para tratar os sintomas. Nas últimas três décadas, estudos proporcionaram uma compreensão mais profunda sobre como o Alzheimer afeta o cérebro. Hoje em dia, os pesquisadores continuam a buscar tratamentos mais eficientes e a cura, além de formas para impedir o Alzheimer e melhorar a saúde cerebral.
Alguns biomarcadores podem fornecer um diagnóstico precoce, que refletem os aspectos patológicos centrais da doença. As dosagens das proteínas Tau total (T-Tau), Tau fosforilada (P-Tau) e peptídeo betaamiloide (Ab42) no líquido cefalorraquidiano refletem, respectivamente, as patologias Tau e amiloide.
Esses marcadores podem identificar com alta especificidade pacientes com DA em estágios precoces da doença, mesmo antes do desenvolvimento da demência. A análise combinada dos biomarcadores permite também fazer o diagnóstico diferencial entre Alzheimer e outras demências degenerativas.