INSTRUÇÕES DE PREPARO
OS EXAMES DE BIOLOGIA MOLECULAR DEVEM SER ACONDICIONADOS EM BOLSAS ROXAS, que são disponibilizadas pelo DB e possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e melhoria na estabilidade das amostras.
Solicita-se obrigatoriamente o histórico clínico e o envio do formulário RQ 0697 - QUESTIONÁRIO EXAMES GENÉTICOS. A falta de documentação pode gerar atrasos na liberação dos resultados.
Cepas de Escherichia coli colonizam o trato gastrointestinal de seres humanos e animais poucas horas após o nascimento e constituem o principal membro anaeróbio facultativo da microbiota intestinal desses organismos. Essa espécie, pertencente à família Enterobacteriaceae, raramente causa doença em seus hospedeiros. Apesar de seu papel como comensal, algumas cepas de E. coli são capazes de causar uma grande variedade de doenças, devido à aquisição de fatores de virulência por transferência horizontal. Dentre essas doenças, a diarreia é uma das principais, sendo as E. coli diarreiogênicas (ECD) responsáveis por inúmeros surtos de diarreia registrados no mundo.
Atualmente são conhecidos seis patótipos de ECD: E. coli enteroinvasora (EIEC); E. coli enterotoxigênica (ETEC); E. coli enteropatogênica (EPEC), subdividida em EPEC típica (tEPEC) e EPEC atípica (aEPEC); E. coli produtora de toxina de Shiga (STEC), e seu subgrupo E. coli enterohemorrágica (EHEC); E. coli enteroagregativa (EAEC); e E. coli que adere difusamente (DAEC). Este teste tem como objeto a detecção através do PCR da Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC).