A nutrigenética é o ramo da genética que estuda a relação entre os genes e a alimentação com o objetivo de melhorar o estado de saúde pela dieta.
Através da análise nutrigenética é possível planejar uma nutrição personalizada em função das necessidades de cada indivíduo. Conhecendo essas necessidades, é possível elaborar uma dieta específica que permita um aporte de nutrientes necessários para cada indivíduo e, desta forma obter um estado de saúde apropriado em função da sua genética. É importante a distinção entre os testes de nutrigenética e os de intolerância alimentar (hipersensibilidade alimentar), uma vez que ambos fornecem informações complementares para se obter uma dieta o mais adequada possível para cada paciente.
Os testes de intolerância avaliam a resposta do sistema imunológico frente a determinados alimentos (IgG), permitindo se evitar a ingestão aqueles alimentos que representam elevada reatividade do organismo. Já a análise nutrigenética está direcionada o conhecimento dos genes de cada indivíduo com a finalidade de determinar qual dieta é a mais apropriada para o melhorar estado de saúde e prevenir doenças no nível individual, uma vez que cada pessoa possui uma genética única com necessidades nutricionais individuais.
Uma dieta baseada na genética individual é 2 a 3 vezes mais efetiva do que uma dieta convencional.
O painel nutrigenético identifica 128 variantes genéticas (SNPs) em 95 genes relacionados com a nutrição, esporte, vícios (álcool e tabagismo), metabolismo, detoxificação e o envelhecimento.
Dentro dos resultados observam-se dados completos e de fácil compreensão que incorporam as seguintes informações:
- 128 variantes genéticas (SNPs);
-Tipo de dieta mais adequada baseada no seu DNA;
- Informação sobre a porcentagem de influência da genética e do ambiente;
- Recomendações de treinamento físico;
- Tabelas nutricionais com macronutrientes, minerais e vitaminas;
- Guia pessoal de nutrição, atividade física, metabolismo e estilo de vida.
O painel nutrigenético está indicado para:
- Pessoas que desejam adaptar a dieta em função da sua genética e conhecer suas necessidades nutricionais específicas de maneira personalizada;
- Pessoas que desejam gerenciar de forma proativa a sua saúde.
Para este exame é obrigatório o envio do questionário e do consentimento informado.
"É importante ressaltar que apesar da análise deste exame ser realizada seguindo protocolos ideais e passar por controles de qualidade exigidos, por se tratar de material genético, características intrínsecas do paciente ou relacionadas a qualidade do DNA devem ser consideradas. Desta forma, é plausível a possibilidade de haver a falta de informação de até duas variantes genéticas (SNP) no relatório final".
Esta informação encontra-se no termo de consentimento assinado encaminhado junto com o material.
Dúvidas por gentileza entrar em contato com a assessoria molecular.