Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Dados:  É obrigatório envio da cópia do pedido médico.
 

 

Interpretação

O melanoma é uma neoplasia maligna causada por alterações nas células da pele (melanócitos)  e embora menos comum que outros canceres de pele, tem um grande potencial de crescimento e metástase, o que o torna um câncer mais agressivo que os demais.
Aproximadamente metade dos casos apresenta mutação do gene BRAF, sendo as mais comuns a V600E e V600K. Outras mutações menos frequentes, mas de grande importância, podem ocorrer nos genes NRAS e KIT.
Vemurafenibe (Zelboraf), Dabrafenibe (Tafinlar) e Encorafenibe (Braftovi) são drogas que atacam diretamente a proteína BRAF.
Esses medicamentos podem reduzir ou retardar o crescimento de tumores em algumas pessoas cujo melanoma se espalhou ou não pode ser removido completamente.
Alguns medicamentos direcionados, como o Imatinibe (Gleevec) e o Nilotinibe (Tasigna), podem afetar as células com alterações no C-KIT. Se você tiver um melanoma avançado que começou em um desses locais, seu médico pode testar suas células de melanoma quanto a alterações no gene C-KIT, o que pode significar que um desses medicamentos pode ser útil.
O NRAS é o segundo driver oncogênico mais comum no melanoma, com mutação predominante no códon 61 em quase 30% de todos os melanomas. Tumores com mutações NRAS são altamente agressivos e estão associados a menor sobrevida do paciente. Apesar da prevalência de mutações NRAS e da gravidade da doença resultante, o tratamento para o melanoma mutante NRAS ficou muito aquém dos tumores mutantes BRAF.