INSTRUÇÕES DE PREPARO
Separar o plasma e congelar imediatamente.
A dosagem da ocitocina deve ser indicada pelo médico solicitante a partir da história clínica da paciente de acordo com os diferentes papéis desempenhados por esse hormônio. A ocitocina é produzida no hipotálamo e armazenada na neurohipófise (estruturas cerebrais) e tem entre as principais funções a promoção das contrações uterinas durante o trabalho de parto e o estímulo da atividade do útero logo após o parto, além de estimular a liberação de leite materno durante o período de amamentação. Esse hormônio também tem como função no organismo melhorar as relações sociais, auxilia no combater a depressão e ansiedade e aumentar o prazer no contato íntimo.
No homem, este hormônio é capaz de diminuir a agressividade, embora sua atuação seja muitas vezes bloqueada pela ação da testosterona, além de desempenhar um papel no movimento do esperma e na produção de testosterona pelos testículos.
As áreas cerebrais atividades para a produção e armazenamento da ocitocina também têm ligação com a produção e liberação de outros hormônios, como o TSH (hormônio que estimula o funcionamento da tireoide) e o FSH (hormônio que atua na regulação do ciclo menstrual).
Mais recentemente, descobriu-se que a ocitocina desempenha papel central no comportamento social humano e na cognição, e a desregulação da ocitocina pode contribuir para transtornos psiquiátricos.