Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Preparo METAU:
Dieta: Dois dias antes da coleta de urina o paciente deverá evitar a ingestão de chocolate, baunilha, bananas, frutas cítricas e café.
Medicação: À critério médico, suspender o uso dos seguintes medicamentos: acetominofen, guafenesin, imipramina, inibidores da MAO, lítio, metildopa, morfina, naproxeno (naprosyn), reserpina.
Dados: Informar o volume da diurese

 

Interpretação

A Metanefrina e a Normetanefrina são metabólitos da Epinefrina e Normetanefrina respectivamente. Têm importância clínica no diagnóstico do feocromocitoma, paragangliomas e neuroblastomas. Suas concentrações sofrem interferências de alguns alimentos e drogas, devendo a coleta ser realizada com o mínimo de estresse emocional e físico.
O padrão de catecolaminas difere segundo a forma de tumor: feocromocitomas geralmente produzem norepinefrina e epinefrina; paragangliomas secretam norepinefrina e neuroblastomas também produzem dopamina. As metanefrinas urinárias são consideradas o melhor teste de triagem para feocromocitoma. As catecolaminas são excretadas na urina na forma intacta ou como metabólitos (metanefrinas e ácido vanilmandélico).
Valores aumentados: feocromocitoma, ganglioneuromas, neuroblastomas, stress severo, hipoglicemia, certos medicamentos (metildopa, isoproterenol, nitratos, minoxidil, hidralazina), tabagismo, consumo de café.
Valores diminuídos: hipotensão postural, síndrome Shy-Drager e disautonomia familiar.