INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo para IMUC:
Dados: É obrigatório pedido médico, formulário preenchido corretamente (disponível no site do DB) e a cópia do laudo do hemograma.
A ausência de informações pode gerar atrasos, liberação de laudo incompleto e solicitação de recoleta.
Em caso de exames anteriores enviar os resultados obtidos.
Outros: A estabilidade deste exame é de 48 horas e por esta razão a coleta deve ocorrer preferencialmente de segunda a quinta e a amostra enviada ao DB no mesmo dia.
Amostras coletadas na sexta e no sábado poderão ser enviadas, em casos urgentes. As amostras serão recebidas sob restrição, mediante comunicado via e-mail ao representante e à assessoria científica. No entanto, a análise bem como o resultado, poderão ser comprometidos.
Evitar a realização da coleta em véspera de feriados.
Atentar-se para os comunicados emitidos próximo aos feriados sobre a restrição de envio da amostra.
A HPN (Hemoglobinúria Paroxistica Noturna) é uma doença rara das células-tronco, caracterizada por uma anemia hemolítica, ou seja, quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.
Ainda não se sabe ao certo as causas para o surgimento da doença, mas já é certeza que ocorre uma mutação de um dos genes das células-tronco, o PIG-A, que passam a fabricar plaquetas defeituosas, produzindo coágulos no sangue, além de 'quebrarem' com facilidade os glóbulos vermelhos (hemólise intravascular).
Os marcadores CD55 e CD59 são de superfície de leucócitos e inibem a cascata do complemento em diferentes pontos, protegendo as células hematopoéticas da lise mediada pelo complemento. Em doenças clonais onde há ausência da expressão dos genes codificantes para os CD55 e CD59, pode haver quadros de hemólise. Estes marcadores são importantes no diagnóstico da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença clonal da célula tronco hematopoética, associada à hemólise intravascular e hemoglobinúria, especialmente em pacientes transfundidos com freqüência, para os quais as técnicas convencionais de hemólise (Teste de HAM, Teste da Sacarose), não são úteis, uma vez que somente as células eritrocitárias são avaliadas.