Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Preparo PDL1:
Dados: Obrigatório o envio do pedido médico junto à amostra.
Vide modelo de requisição no item "formulario obrigatório"
*Este é apenas um modelo de requisição médica, não sendo obrigatório o seu uso. Caso não seja utilizado, enviar requisição médica com os dados obrigatórios e, no caso de amostras coletadas fora do estado de São Paulo, enviar também o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Outros: Para solicitação de imuno-histoquímica de anatomopatológicos analisados no DB, abrir chamado e anexar o pedido médico de imuno-histoquímica ou a RQ 0505: "Inclusões cancelamentos ou alterações de exames".

 

Interpretação

A imuno-histoquímica é um exame complementar amplamente utilizado na anatomia patológica. Sua aplicabilidade inclui: Confirmação diagnóstica, classificação de tumores, diferenciação de neoplasias indiferenciadas, predição de resposta terapêutica, prognóstico de doenças, determinação de sítio primário de neoplasias, dentre outras. O princípio do método é baseado na reação antígeno-anticorpo para a determinação da expressão de biomarcadores específicos nos tecidos, por meio de anticorpos pré-definidos e cromógenos (reagentes que propiciam a coloração da reação). A técnica possibilita a análise semiquantitativa de proteínas-alvo, permitindo avaliar sua expressão, distribuição e localização. ... >O exame PDL1 é usado na detecção qualitativa da proteína PDL-1 e na predição a respostas terapêuticas. Aplica-se em Carcinomas de Pulmão, Carcinoma Urotelial, carcinomas de mama e outros tumores elegíveis à imunoterapia com pemdrolizumab ou nivolumab.
-Clones SP263 e 22C3: Aplica-se principalmente para carcinomas de pulmão de não pequenas células (CPNPC), sendo adenocarcinomas ou carcinomas epidermóides.
-Clone SP142: Aplica-se principalmente para carcinoma de mama triplo negativo metastático.