INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
Os fungos geralmente são encontrados ao ar livre, crescem em plantas vivas e mortas, animais e outros micro-organismos. O crescimento e a disseminação dos seus esporos dependem dos substratos disponíveis, estação do ano, clima e atividades humanas (ex., agricultura). Os esporos de fungos podem penetrar no ambiente interior pela ventilação de ar ou na superfície de pessoas, animais e objetos. Tem preferência por locais quentes e úmidos das moradias, tais como banheiros e porões.
Dentre os mais de 15 gêneros de fungos mensuráveis em moradias urbanas, as espécies mais frequentemente detectadas são Cladosporum, Penicillium, Aspergillus e Alternaria 40. As espécies Aspergillus e Penicillium, em geral, são predominantes no ambiente interior (indoor), enquanto alérgenos da Alternaria e Cladosporum estão presentes nas áreas exterior (outdoor) e interior.
Os exames IgEs Múltiplos não identificam os alérgenos específicos do painel que são responsáveis por um resultado positivo, mas auxiliam na redução das possibilidades na pesquisa por estímulos causadores de alergias. Por isso, somente são clinicamente conclusivos os resultados NEGATIVOS. Nos casos de resultados POSITIVOS, recomenda-se repetir as determinações com IgEs Específicos para os alérgenos contidos no painel múltiplo. Nesse contexto, a valoração no sistema de classes carece de significado clÍnico.