Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 

 

Interpretação

Os principais alérgenos inaláveis são os fungos, pelos de animais, ácaros, poeira domiciliar, pólen de gramíneas entre outros.
Pacientes com alergia a pólen de gramíneas, denominada polinose, podem apresentar reatividade a alérgenos de pólen de diversas gramíneas devido às reatividades cruzadas entre anticorpos IgE dirigidos contra proteínas presentes nos polens de gramíneas. Dentre as espécies mais importantes destacam-se Lolium perenne (azevém perene), Poa pratensis (grama azul) e Phleum pratense (grama timóteo), mas outras espécies também podem ser importantes clinicamente dependendo da região geográfica do paciente.
Uma característica importante da polinose é a periodicidade anual, uma vez que os sintomas, geralmente, ocorrem na mesma época do ano, durante a polinização.
A utilização de extrato misto contendo polens de diferentes espécies de gramíneas tem sido recomendada, uma vez que ocorre identidade alergênica ou reações cruzadas entre elas.
Os exames IgEs Múltiplos não identificam os alérgenos específicos do painel que são responsáveis por um resultado positivo, mas auxiliam na redução das possibilidades na pesquisa por estímulos causadores de alergias. Por isso, somente são clinicamente conclusivos os resultados NEGATIVOS. Nos casos de resultados POSITIVOS, recomenda-se repetir as determinações com IgEs Específicos para os alérgenos contidos no painel múltiplo. Nesse contexto, a valoração no sistema de classes carece de significado clÍnico.