Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 

 

Interpretação

Os fungos geralmente são encontrados ao ar livre, crescem em plantas vivas e mortas, animais e outros micro-organismos. O crescimento e a disseminação dos seus esporos dependem dos substratos disponíveis, estação do ano, clima e atividades humanas (ex., agricultura). Os esporos de fungos podem penetrar no ambiente interior pela ventilação de ar ou na superfície de pessoas, animais e objetos. Tem preferência por locais quentes e úmidos das moradias, tais como banheiros e porões.
O C. herbarum é um patógeno fraco, ocorrendo muitas vezes como saprófito sobre os tecidos enfraquecidos por outras doenças ou que sofrem de estresse ambiental.  A manifestação típica da doença são manchas escuras nas hastes de plantas jovens ou enfraquecidas. Os sintomas apresentam-se como pequenas manchas irregulares, púrpuras a negras; com o avanço da doença, o centro das manchas deprime-se ligeiramente, resseca e torna-se acinzentado.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.