As reações de hipersensibilidade a medicamentos (fármacos) são comuns na prática clínica. O diagnóstico é acaba sendo complexo, principalmente em pacientes que fazem uso de vários medicamentos.
A presença de anticorpos IgE específicos a um fármaco com uma história clínica compatível, possui um importante valor preditivo. Esta abordagem, porém tem valor limitado quando aplicado à maioria das drogas, pois reações a medicamentos podem se apresentar como urticária, angioedema, broncoespasmo, etc., sem ter a participação de IgE.
Desta forma, a interpretação dos resultados precisa ser criteriosa. Um teste negativo não exclui a alergia, assim como um resultado positivo demonstra a sensibilização, mas nem sempre indica a doença alérgica.
Nas alergia a drogas pode se observar um resultado negativo em pacientes que são hipersensíveis nas seguintes condições:
-Sintomas mediados sem o envolvimento de IgE;
-Amostra coletada menos de 2 semanas depois da reação alérgica. O teste deve ser repetido 2 semanas após, para confirmar o resultado;
-A amostra foi coletada muito tempo depois de ter ocorrido a última reação alérgica. Verificou-se que a concentração de IgE diminui ao longo do tempo.
O iodo é um elemento químico presente na natureza na forma sólida no mar e em pequeníssima quantidade, na atmosfera. É fundamental no desenvolvimento humano e manutenção do organismo. Participa da síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4, responsáveis por estimular o metabolismo celular. Portanto, tanto a deficiência, quanto o excesso, podem ocasionar distúrbios graves.
O sal de cozinha com iodo ajuda a assegurar a ingestão adequada do elemento. O iodo e seus compostos possuem uma ampla gama de utilidades. A solução de iodo (2 a 10%) contendo iodeto de potássio em etanol (tintura de iodo) tem propriedades antissépticas e é utilizada para esterelizar água; o iodeto de potássio (20 g L-1) é empregado como agente expectorante; a iodopovidona, formada pela associação do iodo com a polivinilpirrolidona (PVP), é utilizada como desinfetante da pele e no preparo pré-operatório em clínicas e hospitais. O iodato de potássio é administrado a pessoas atingidas por radiação para reduzir a absorção de iodo radioativo pela tireoide.
A interpretação de IGE específica deve ser associada a anamnese e outros exames complementares do paciente. A presença de IGE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco sua ausência a exclui.