Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Jejum: Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
 

 

INSTRUÇÕES DE COLETA

Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

 

INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO

Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

 

INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE

A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C e 8°C ou 6 meses congelada.
 

 

INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO

Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação

A presença de H. pylori é função da idade, raça, geografia e condição clínica.  As taxas específicas por idade para infecção por H. pylori são semelhantes para homens e mulheres.
O H. pylori também é identificado como fator de risco para o cancro gástrico.
Uma proporção relativamente grande de doentes que possuem níveis positivos de anticorpos é assintomática, mesmo se eles são colonizados com o H. pylori. Portanto, os níveis de anticorpos não se correlacionam necessariamente com a severidade dos sintomas clínicos.

Reagente/Positivo: indica que os anticorpos IgG de H. pylori foram detectados na amostra.
Indeterminado: as amostras devem ser repetidas, somente a pedido do médico, ou devem colher uma segunda amostra, se possível, num período razoável, por exemplo, uma semana.
Não reagente / negativo: indica que anticorpos IgG de H. pylori não foram detectados na amostra.
Esse resultado por sua vez não excluem uma infecção primária recente.

OBS: a presença de anticorpos IgG para H. pylori é uma indicação da exposição anterior ao organismo. Deve ser usado uma única amostra para determinar o estado imune do indivíduo.