Guia do Exame

Instruções

Interpretação

O Sistema Complemento é constituído por um conjunto de proteínas, solúveis no plasma e expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos pelas vias clássica e alternativa. As proteínas do SC reagem entre si para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostas inflamatórias que auxiliam no combate à infecção.
A função do Complemento C5 é, basicamente, recrutar fagócitos para o sítio de infecção e ativá-los por meio de receptores específicos. Posteriormente, o fragmento C5b forma um complexo de ataque à membrana (MAC), o que promove a lise do patógeno.
A deficiência do complemento é considerada uma imunodeficiência primária (IDP), caracterizada pela diminuiçao de qualquer componente da cascata do sistema complemento. A deficiência dos componentes iniciais (C1, C4 e C2) geralmente está relacionada à presença de doenças autoimunes em crianças.
Já a deficiência dos componentes terminais (C5, C6, C7, C8 e C9) está associada a infecções por bactérias do gênero Neisseria.