INSTRUÇÕES DE PREPARO
Preparo CARBG1:
Medicação: Alguns medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos podem interferir no crescimento celular, gerando baixo índice mitótico em culturas. Cabe ao médico a decisão de suspender ou não o uso do medicamento.
Dados: É obrigatório cópia do pedido médico, formulário (disponível no site do DB) preenchido corretamente com a indicação clínica .
Em caso de exames anteriores enviar cópia dos laudos obtidos.
Outros: Enviar amostra única para a realização deste exame.
Transfusão Sanguínea:
Quando realizada transfusão de concentrado de hemácias lavadas, não há restrições.
Para outros tipos de transfusões, aguardar 60 dias para realização do exame.
Cariótipo com Banda G é o exame que estuda os cromossomos humanos capaz de detectar alterações numéricas e estruturais equilibradas ou não.
Este exame é indicado para elucidar as investigações de síndromes genéticas, atrasos de desenvolvimento, malformações congênitas, questões relacionadas a fertilidade, abortos recorrentes, doação de óvulos, amenorréia, genitália ambígua, baixa estatura, entre outras.
O CARBG1 é o estudo ampliado de 100 células e permite a melhor caracterização nos casos de suspeita de Mosaicismo celular. Detecta as anomalias genéticas constitucionais e não as adquiridas, como as alterações encontradas nas doenças hematológicas, para essas doenças verificar os códigos CARBM, CARDH ou CARSA.
Para a realização do CARBG1 é obrigatório constar a solicitação de análise de 100 células no pedido médico.