Guia do Exame

Instruções

INSTRUÇÕES DE PREPARO

Jejum: Não é necessário jejum ou condições especiais.
 Dados: É obrigatório envio da cópia do pedido médico, formulário e termo de consentimento (disponível no site do DB) preenchido corretamente.
 Outros: A ausência de uma das amostras inviabiliza o exame.
 

 

Interpretação

O gene BRAF fornece instruções para produção uma proteína que auxilia na transmissão de sinais químicos do ambiente celular externo para o núcleo celular. Esta proteína faz parte de via de sinalização RAS/MAPK, responsável por controlar várias funções celulares importantes como proliferação e apoptose.  Mutações somáticas no gene BRAF fazem com que a proteína seja continuamente ativada e transmita mensagens para o núcleo mesmo na ausência de sinais químicos específicos. Recentemente, o teste de mutação do gene BRAF emergiu como uma ferramenta importante para o diagnóstico e prognóstico de pacientes oncológicos. Pensando em uma avaliação menos invasiva, este teste oferece a análise das duas mutações mais comuns encontradas no códon V600 do BRAF em amostras de soro e plasma do paciente oncológico.
O resultado negativo não exclui a possibilidade da presença das mutações no gene BRAF no tumor e recomenda-se, a critério médico, realizar a pesquisa de mutação na amostra de tecido tumoral. Os resultados devem ser interpretados de acordo com o contexto clínico do paciente.