Guia do Exame

Instruções

Interpretação

Aspergillus spp. são fungos filamentosos presentes no ar, no solo e em materiais em decomposição. Podem ser patogênicos ao homem, tendo o trato respiratório como principal porta de entrada mas, ocasionalmente, pode ocorrer penetração através da pele machucada.  As manifestações clínicas vão desde reações de hipersensibilidade (aspergilose alérgica) até doenças pulmonares e cerebrais, tendo uma elevado índice de letalidade.
Aspergillus spp. tendem a infectar espaços abertos, como as cavidades pulmonares decorrentes de doença pulmonar prévia (como tumores, tuberculose, etc), os seios paranasais ou canais auditivos externos.
Em alguns casos, pode ocorrer disseminação sistêmica, sobretudo em pacientes imunocomprometidos com neutropenia ou imunossupressão por uso de corticosteroides.
A espécie A. fumigatus é a causa mais comum da doença pulmonar invasiva, enquanto A. flavus com mais frequência causa doença extrapulmonar invasiva.
Aspergillus niger é um agente etiológico secundário em otites bacterianas e também é causa comum de doenças pulmonares em pacientes imunossuprimidos.