Anticorpos anti córtex adrenal são marcadores sensíveis e específicos para a Doença de Addison autoimune.
Em adultos, a doença de Addison (DA) pode ser causada pela destruição autoimune das células do córtex adrenal, a qual pode se apresentar de forma isolada ou estar associada a outras endocrinopatias, caracterizando síndromes poliglandulares autoimunes.
A doença também pode ser secundária à infecção tuberculosa, fúngica ou viral, infiltração por neoplasias primárias ou metastáticas, hemorragia ou trombose adrenal, amiloidose, sarcoidose, hemocromatose, ou estar relacionada ao uso de drogas que interferem com a esteroidogênese adrenal. Essas etiologias são mais comuns com o avanço da idade.
As manifestações clínicas da DA podem ser inespecíficas, dificultando o diagnóstico. Os principais sintomas incluem fadiga, fraqueza, anorexia, perda de peso, tontura, náusea e vômito.
Os anticorpos anti córtex adrenal estão presentes em mais de 90% dos casos desde o início da doença. Também são encontrados em indivíduos acometidos por tuberculose, fungos ou destruição metastática da adrenal. Anticorpos anti-adrenal também estão presentes em pacientes com hipotioroidismo e em alguns casos de Hashimoto.