O exame consiste na investigação de neoplasias (câncer), infecções e doenças inflamatórias. Esta análise é feita a partir da secção do tecido em finas camadas, de técnicas histoquímicas (colorações) e posterior visualização em microscópio óptico de luz.
Nas neoplasias, tem ainda o importante papel de:
- Realizar a diferenciação entre neoplasias benignas e malignas;
- Estabelecer o grau histológico de malignidade da neoplasia;
- Avaliar a extensão da lesão, comprometimento de linfonodos, metástase, tamanho e infiltração em outros tecidos;
- Estabelecer o prognóstico;
- Determinar, em casos específicos, com auxílio de técnicas complementares, a predição de resposta terapêutica á drogas específicas.
Assim como em diversas áreas da medicina, a anatomia patológica vem tendo um enorme avanço em conhecimento, principalmente, na genômica do câncer, classificações e subclassificações, imuno-histoquímica e direcionamento terapêutico.
Uma especialidade tão ampla e, ao mesmo tempo, tão profunda devido aos conhecimentos específicos de cada sistema ou tipo oncológico, faz com que seja necessária a subespecialização das equipes de patologistas.
Obs: Para o envio de feto devem ser atendidos os pré requisitos descritos no guia de exames, cadastros e cobranças, Em amputações de causas não oncológicas, devem ser enviadas apenas amostras de tecidos de interesse
- Consultar o SAC/Assessoria científica antes do envio de produtos de amputações.
Para materiais enviados em frascos separados, deverá ser cadastrado um código para cada frasco, respeitando a ordem da descrição de acordo com o documento médico, utilizando para os demais frascos, os menemônicos: PECG2, PECG3...